domingo, 4 de abril de 2010

III

Hoje fui chamado ao patrão. Não o conhecia, nunca o tinha visto… Deram-me a ordem já ao final da tarde, quando me preparava para abandonar a secretária vazia, a meio do corredor, que me serve de posto de trabalho.
“O Senhor Doutor quer falar-lhe.”
Foda-se, logo hoje que não tinha feito a barba… ajeitei-me o melhor que pude e lá subi, meio a tremer, os três longos lances de escada que levam ao último andar. Amanhã deixo de fumar.
Ao fundo do esguio corredor – sempre gostei de casas com corredores – estava a secretária do Senhor Doutor, uma moça meio barbuda que empilhava freneticamente ficheiros.
“Boa tarde, o Senhor Doutor mandou chamar-me…”
“Deve com certeza ser engano, o Senhor Doutor não recebe ninguém hoje”
E apontando para a porta fechada do gabinete continuou:
“…de certeza que era hoje?”
Sim, foi hoje disso não pode haver dúvida, logo hoje que não tinha feito a barba…
“Espere, isso vê-se já, tenho aqui o seu ficheiro…”.
Também tenho um ficheiro… já me tinham falado disso os que já estiveram cá em cima… um ficheiro.
“Ah, agora percebo… O Senhor Doutor provavelmente queria dizer-lhe que o seu trabalho está fraco, não está a corresponder com aquilo que são os objectivos desta empresa… não apresenta resultados está a ver?”
“Mas senhora repare; sou o trabalhador mais antigo desta instituição, e nunca me disseram o que fazer… limito-me a esperar que sejam horas de sair, aliás com o devido respeito lhe digo que nunca vi um tostão…“.
“Ah, mas quanto a isso esteja descansado, o seu ordenado é cuidadosamente depositado, todos os meses, numa conta à parte. Ser-lhe-á entregue, como contratado, no dia em que nos deixar.”
Comecei a suar, contrato? Nunca vi nenhum contrato… merda… assinei papeis e não me lembro, a verdade é que quando entrei para aqui ainda andava um pouco desorientado… depois do que se passou é normal….
“Volte para a semana, pode ser que tenha mais sorte, sabe, o Senhor Doutor é um homem muito ocupado, e agora mais ainda com toda a corrupção que anda por aí, é preciso estar atento, e manter tudo na linha.
Volte para a semana, até lá tente fazer alguma coisa, veja os seus colegas como são empreendedores. Vá, volte para a semana, talvez possamos fazer algo por si”
Hoje embebedo-me, amanhã deixo de fumar.